- Área: 6045 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Forbo Flooring Systems, Fábrica Jerónimo Pereira Campos Filhos SA, Sapa Building System International NV
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localiza-se na zona de expansão da Universidade de Aveiro, em Agra do Crasto, num território de salinas, com uma malha ortogonal aberta, no qual se aposta mais na regra urbana , nos limites entre espaço construído e espaço vazio e na trama de relações que o sistema potencia, que no tipo edificatório.
É uma revisitação das residências construídas uma década antes; projeto espartano na implantação e tipologia, nos espaços e materiais, na construção. . Na tipologia; com claras referências ao construtivismo russo e às repúblicas de Coimbra.
Os túneis passagens são os elementos de relação entre dois territórios, interrompem a frente contínua; e resolvem as entradas destas casas domésticas, e coletivas
No lado nascente, o tijolo continua a manter-se como marca identitária e construtiva da universidade, não tão bruto e expressivo como o das primeiras residências, ou em relevo e de fiadas alternadas como no departamento de Engenharia Mecânica. É mais uniforme, assente com junta vertical seca e junta horizontal com argamassa invisível.
No lado poente, a madeira em reguado de madeira de pinho nacional reveste todos os seus planos e passagens cobertas, em referencia ao lugar e em proteção aos ventos agressivos e salinos do oeste; continua e uniforme, imprime movimento e mudança pelas portadas projetantes do sol poente.